sábado, 27 de abril de 2013

* Meu filho enfilera objetos.


 Créditos: CEDAPBRASIL


Muitos pais e profissionais observam seus filhos e alunos com autismo enfileirando objetos e brinquedos e se indagam sobre os reais motivos que os levam a agir desta maneira. Este é um co...mportamento bastante comum e é possível colocar que esta “mania” não tem uma solução fácil porque, em nossa experiência vemos que nestes casos, as crianças não são guiadas por motivação externa.

Trata-se de um comportamento reforçado internamente. Muitas crianças acabam se acalmando ao enfileirar objetos por estarem colocando em ordem seu mundo. A repetição também pode ser explicada pelo fato da grande maioria dos autistas não saberem como fazer para brincar de forma adequada com os seus pertences além do mero enfileiramento. Já que este comportamento parece estar enraizado em uma forma de auto-regulamento na busca da calma, somos reticentes em orientar pais e educadores sobre como eliminar esta conduta. No entanto, este comportamento pode ser adequado sem pensarmos em sua extinção, tornando-o mais apropriado em função e em lugares onde são exibidos.

Por exemplo: uma família colocou que seu filho tinha a tendência de pegar todos os seus carrinhos e alinhá-los em fileiras. Eu tenho visto crianças que possuem dezenas de carrinhos e podem passar horas colocando-os em filas na busca da organização.

O arranjo mais lógico e imediato poderia ser reduzir o número de brinquedos que a criança tem acesso. Então, ao invés de estar com 30 ou 50 carrinhos, tire todos os excessos para que ela tenha somente 5 ou 6. Você pode ajudar a criança a escolher os 5 mais preferidos e guarde os demais. Desta forma, você estará reduzindo o volume de brinquedos e fazendo isso, estará contribuindo para uma brincadeira mais próxima da adequada para a idade. Além disso, tirando a maioria dos carrinhos, você ainda ajuda a criança a portar-se de forma mais apropriada no ambiente, determinando um lugar pra que ela possa brincar com eles. Ou você pode mostrar como brincar com eles e depois ensinar como arrumá-los em uma caixa ou gaveta, o que é mais adequado para a idade.

Ainda assim, o fato da criança enfileirar itens está longe de ser o maior problema. São normalmente o lugar em que se alinha (por exemplo, no chão da cozinha, atrapalhando o acesso das pessoas) e a quantidade de itens alinhados ( 50 ou 60 carrinhos) que mais preocupam os adultos.

Ao invés de focar a sua atenção em retirar este comportamento repetitivo, sugerimos que o foco se volte para a adequação desta conduta dentro de um número adequado de brinquedos, a função de estar com eles e destinar um espaço próprio para isso. Fazendo isso, estaremos permitindo que a criança ainda tenha o que precisa (senso de ordem e calma) e que a casa ou a sala de aula não fiquem com dezenas de objetos espalhados ao chão ou corredores.
Finalizando, você precisa também tornar as consequências claras e seguir consistentemente nelas. Por exemplo, uma regra poderia ser: se os carrinhos estiverem no meio do corredor da sala, eles serão retirados e guardados pelo resto do dia. É importante deixar a regra clara para a criança e cumprir com o prometido para que a criança aprenda quais são as suas expectativas e tenha certeza de sua seriedade.

Postado em 23 de julho de 2009 na comunidade Autism Comunity
http://www.autism-community.com/my-child-with-asd-lines-up-toys/

14 comentários:

  1. Mas enfileirar carrinhos, ou colocá-los lado a lado estacionados é característica do autista ou as demais crianças também brincam assim?

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  2. Eu também gostaria de saber esta informação

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  3. Eu também gostaria de saber esta informação

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  4. Meu filho enfileirar várias coisas ex: sandálias , copo , carros , apontadores , controle de tv , latas de leite etc... , ele têm 6 anos e não fala . Ele pode ser autista ?

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    1. Procure um profissional Daniele para que ele faça os exames necessários: audiometria, mapeamento cerebral etc. Avaliação clínica e comportamental e te dê um diagnóstico. Bjs

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  5. Meu filho enfileirar várias coisas ex: sandálias , copo , carros , apontadores , controle de tv , latas de leite etc... , ele têm 6 anos e não fala . Ele pode ser autista ?

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  6. Este comentário foi removido pelo autor.

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  7. Meu filho enfileirar várias coisas ex: sandálias , copo , carros , apontadores , controle de tv , latas de leite etc... , ele têm 6 anos e não fala . Ele pode ser autista ?

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    1. Oi Daniele Gomes, é interessante que seu filho seja analisado por um médico especialista. Essas duas características apontam para um autismo, fora a questão de enfileirar e não falar ele apresenta algum outro comportamento que chame sua atenção?

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  8. Meu filho tb faz isso com todos os tipos de coisas,tem dois anos,mas não tem nenhum outro sintoma de autismo,é super ativo.

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  9. Este comentário foi removido pelo autor.

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  10. Minha filha também enfileira objetos, os separa por cor em montinhos, mas fala super bem, é ativa, dança, canta, corre muito! Preciso procurara um especialista?

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  11. Meu filho tem 2 anos e 4 meses, ele enfileira carros, sandálias. Mas ele conversa super bem, conta até cinco, era muito tímido, mas melhorou depois q começou a ir pra creche. Gostaria de saber se é só autista q enfileira as coisas.

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  12. Meu filho tem 2 anos e dois meses não fala muito. E sempre enfileira brinquedos um do lado do outro ou em cima um do outro.
    A professora dele me sugeriu procurar um especialista.
    o que pode ser?

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